Vitória SC 1-0 Marselha: bravos minhotos!

Vitória SC 1-0 Marselha: bravos minhotos!

2 Novembro, 2017 Não Por Nuno Pinto

O Vitória Sport Clube venceu esta noite os franceses do Marselha por uma bola a zero, num encontro relativo à quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Com este resultado e com o empate no outro jogo do grupo (Red Bull Salzburgo 0-0 Konyaspor), está lançada a confusão neste grupo I e os homens da cidade-berço voltam a sonhar com o apuramento!

Antes do desafio, nota de destaque, pela negativa, para os desacatos entre adeptos de ambos os emblemas, sobretudo provocados por grupos de adeptos radicais gauleses, tanto dentro do estádio como nas ruas da cidade de Guimarães ao longo da tarde. Já durante o aquecimento, adeptos do Marselha invadiram o terreno de jogo para confrontar os seus próprios jogadores, ao que consta o principal alvo seria Evra, sendo que, o mesmo Evra, devido à confusão, acabou por ser expulso ainda antes do pontapé inicial.

Mas vamos ao que mais interessa, aquilo que se passou dentro das quatro linhas ao longo dos noventa minutos no estádio D. Afonso Henriques.

Com uma entrada forte, a turma de Pedro Martins mostrou que estava em jogo para vencer e, assim sendo, foi dispondo das primeiras ocasiões para marcar. Os visitantes foram aos poucos equilibrando a partida e, na etapa complementar, entraram por cima no desafio. Mas o conjunto vitoriano não se desmoronou e voltou a conseguir ter algum controlo dos acontecimentos.

Aos 65 minutos Rafael Martins atirou à barra e há passagem do minuto 70, foi a vez de Raphinha estar perto do golo, com o guardião Mandanda a ter de se aplicar. O Vitória nestas duas ocasiões apenas ameaçou mas, a dez minutos dos noventa, Hurtado já não perdoou e fez o golo, cabeceando para o fundo das redes após cruzamento de Héldon pela direita e colocando o D. Afonso Henriques em autêntica ebulição!

O Marselha ainda terminou reduzido a dez unidades, por expulsão de Kamara com duplo amarelo aos 87 minutos, com o atleta gaulês a ter uma entrada duríssima sobre Francisco Ramos.

Mesmo com menos um homem, os visitantes pressionaram nos últimos minutos mas o conjunto vimaranense aguentou-se bem e somou os três pontos e o primeiro triunfo na presente edição da prova. Assim, está novamente tudo lançado neste grupo I, com os austríacos do Red Bull Salzburgo na liderança com 8 pontos, seguindo-se o Marselha com 6 pontos e por fim, o Vitória e os turcos do Konyaspor com 4 pontos.