Sporting x V. Setúbal: Está aí a final da Taça da Liga (ANTEVISÃO)

Sporting x V. Setúbal: Está aí a final da Taça da Liga (ANTEVISÃO)

27 Janeiro, 2018 Não Por Joana Quintas

Joga-se esta noite a final da Taça da Liga. Numa reedição da primeira final da prova, vão estar frente a frente dois emblemas de Lisboa que equipam de verde e branco: em pleno estádio AXA, em Braga, teremos um Sporting x Vitória de Setúbal para apurar qual dos dois será o novo “campeão de inverno”.

Em moldes diferentes do que é habitual em antevisões de jogos, esta final da Taça da Liga juntou Jorge Jesus e José Couceiro, técnicos das duas equipas que vão a jogo, para uma conferência de antevisão conjunta. A troca de elogios marcou as declarações de ambos, assim como uma escolha particular: que jogador adversário deixavam hoje de fora?

Do lado da equipa de Alvalade, o caminho até à final fez-se com um clássico nas meias finais. O Sporting defrontou e venceu o FC Porto e, embora vá encontrar uma equipa teoricamente mais fraca, Jorge Jesus não espera facilidades.

“Vai ser, como é óbvio, uma final complicada, difícil porque o Setúbal já o demonstrou no último jogo que fizemos no Bonfim”.

“O facto de estar na final cria todas as expectativas, os sonhos, a ansiedade, a emoção de quereres vencer o primeiro troféu da calendarização este ano em Portugal”, afirmou o técnico dos leões.

Também do lado dos sadinos é esperada uma partida complicada, ou não se tratasse de uma final, em que todos querem vencer o troféu. Para Couceiro, é importante entrar com mentalidade para marcar e ganhar.

“Quando se chega a esta fase da competição, todos sonham em vencer o troféu. O pensamento é idêntico, o sonho é idêntico, mesmo com recursos diferentes”

“Ninguém pode entrar num jogo destes a pensar que vai levar o 0-0 até aos 90 minutos: isso é um erro crasso”, esclareceu José Couceiro.

E, em resposta a uma questão peculiar, a resposta acabou por não ser surpreendente. Se Jorge Jesus pudesse retirar um elemento da equipa adversária escolheria Gonçalo Paciência e José Couceiro, colocando-se na mesma posição, optaria por eliminar Bruno Fernandes do onze dos leões.

Convocados Sporting:

Lista não divulgada

Convocados Setúbal:

Lista não divulgada

Histórico de confrontos

A primeira final da Taça da Liga foi marcada por um confronto entre estas duas equipas. Corria a época de 2007/2008, o Vitória de Setúbal, então treinado por Carlos Carvalhal, venceu o Sporting, na altura às ordens de Paulo Bento, na conversão das grandes penalidades.

Tirando esse confronto, o Sporting voltou a marcar presença na final no ano seguinte, frente ao SL Benfica, voltando a não conseguir vencer.