Rio Ave 0 X 1 Sporting: Maré de sorte chega nos minutos finais (CRÓNICA)

Rio Ave 0 X 1 Sporting: Maré de sorte chega nos minutos finais (CRÓNICA)

27 Outubro, 2017 Não Por Joana Quintas

Rio Ave 0 x 1 Sporting | Liga NOS, 10ª jornada

O Sporting entrou esta sexta feira em campo, na procura dos três pontos que permitissem a liderança isolada no campeonato. Frente a um Rio Ave motivado, a tarefa acabou por ser difícil, tendo os leões que esperar pelos 85 minutos para conseguir chegar ao golo. Em jogo a contar para a décima jornada, o Sporting foi a Vila do Conde vencer por 0x1, num jogo principalmente dominado pela equipa da casa.

Acabando por ser um reflexo do que se viria a verificar ao longo da primeira parte, foi o Rio Ave que entrou mais forte no jogo. Ainda com os adeptos a sentarem-se nas bancadas, logo aos dois minutos, Barreto remata à entrada da área, com a bola a passar perto do poste. A meia hora da partida acabou por chegar com os vilacondenses a trocarem bem a bola e com o Sporting a não conseguir criar oportunidades de perigo. O primeiro lance chegou aos 32 minutos, por intermédio de Acuña, que remata por cima da baliza defendida por Cássio. O Rio Ave não se ressentiu e voltou de imediato à carga, com Guedes, de cabeça, a obrigar Rui Patrício a uma boa intervenção. Aos 39 minutos, Patrício foi novamente chamado a intervir, encaixando mais um pontapé de Barreto.

Resultado da superioridade da formação da casa, Jorge Jesus aproveitou o intervalo para fazer alterações na equipa. No entanto, os resultados não se fizeram notar, pelo menos no imediato. À semelhança do que aconteceu no primeiro tempo, foi novamente o Rio Ave a entrar por cima e a criar primeiro lances de perigo. Aos 48 minutos, e outra vez através de Barreto, Rui Patrício trava um remate forte feito à entrada da área, mantendo mais uma vez o nulo no resultado. À passagem dos 60 minutos, outro dos suspeitos do costume, no que à noite disse respeito, voltou a entrar em ação. Na cara do guarda redes português, Guedes falha o golo. Havia, ainda assim, de ser o Sporting a fazer mexer as redes, com Bruno Fernandes a marcar. Os festejos acabaram por não durar muito, com Jorge Sousa a anular o golo, por indicação do VAR. Guedes acabou por estar novamente em destaque, aos 84 minutos, atirando por cima completamente sozinho, num falhanço que acabou por sair caro. Se o Rio Ave não aproveitou, o Sporting chegou-se à frente e, aos 85 minutos, conseguiu fazer o primeiro da partida. Na sequência de um cruzamento de Battaglia, Bast Dost cabeceou e desbloqueou o marcador.

Num jogo dominado pelos vilacondenses, foram os leões que acabaram por levar a melhor, com um golo nos últimos minutos que valeu a conquista dos três pontos. O Sporting assegura assim a liderança isolada da Liga, ainda que à condição, esperando para amanhã para ver o que o FC Porto irá fazer na casa do Boavista.