Estás aqui!
Home > Benfica > Revista Do Ano Dabancada: Julho e Agosto

Revista Do Ano Dabancada: Julho e Agosto

Julho

O mês que será sempre um dos mais importantes para o futebol português. Afinal, alguém se vai esquecer do dia 10 de Julho de 2016?

Depois de um longo caminho por terras francesas, Portugal chega à final do Euro 2016 com a anfitriã do torneio e no Stade de France fez-se história. Depois de ver Cristiano Ronaldo abandonar os relvados devido a lesão ainda na primeira parte da partida, foi aos 109 minutos que ‘Lord’ Éder desceu aos relvados para marcar aquele que daria o primeiro campeonato europeu de futebol à Seleção portuguesa. Fernando Santos prometeu e cumpriu, regressou a Portugal só no dia 11 de Julho e foi recebido em festa, por uma Nação que parou para receber os 23 campeões. Choro, festejos e euforia foram o que se seguiu em dias repletos de felicidade.  PORTUGAL É CAMPEÃO EUROPEU!

Na retina:

1 de Julho – Benfica compra totalidade do passe de Mitroglou por 7 milhões de euros

1 de Julho – Nolito deixa o Celta de Vigo e ruma ao Manchester City por 18 milhões de euros

1 de Julho – Zlatan Ibrahimovic finalmente revelou o seu futuro e assinou pelo Manchester United a custo zero vindo do PSG

5 de Julho – Nani deixa o Fernerbahçe para ingressar na equipa do Valência. A transferência envolveu 8,5 milhões de euros.

16 Julho – Kanté troca os campeões ingleses do Leicester City para rumar ao Chelsea por 35, 8 milhões de euros

21 de Julho – Mario Gotze retorna ao Borussia Dortmund após três épocas no Bayern Munique, por 22 milhões de euros

26 de Julho – Higuaín deixa o Nápoles e ruma à Juventus, por 90 milhões de euros, naquela que foi uma das transferências mais caras do mercado de transferências.

27 de Julho – André Gomes deixa o Valência e ruma ao Barcelona por 35 milhões de euros

Agosto

E chega finalmente o mês do retorno das competições e começa logo com a Supertaça Cândido de Oliveira.

7 de Agosto. Benfica – Sporting de Braga. Estádio Municipal de Aveiro. Rui Vitória conquista a sua terceira competição do ano – depois do campeonato e da Taça da Liga. Cervi, Jonas e Pizzi marcam os três golos do jogo e garantem o caneco para a Luz. Os tricampeões nacionais entram assim a vencer no início de uma nova época, mostrando indícios de um bom futebol aos seus adeptos.

Agosto ficou também marcado pelas mexidas no mercado de transferências em Portugal. Aliás, foi mesmo o mês que mais mexeu nas equipas.

Os encarnados, depois de garantirem as contratações de André Horta, Benítez, Carrillo, Cervi, Kalaica, Celis, Danilo e Zivkovic, fecharam, no último dia do mercado de transferência, a aquisição de Rafa ao Sporting de Braga – uma novela que se prolongou durante todos os meses de verão. A troca do internacional português para a Luz protagonizou aquela que é a transferência mais cara de sempre entre clubes portugueses, com as águias a desembolsarem 16,4 milhões de euros. No cenário contrário, além de Renato Sanches e Nico Gaitán, saíram também Carcela e Nélson Oliveira, bem como Talisca, que saiu por empréstimo.

Já no Sporting, durante os meses de contratações, foram várias a novas caras. Alan Ruiz, Petrovic, Douglas, André, Meli, Beto, Campbell, Elias, Castaignos, Spalvis foram algumas das aquisições de Jorge Jesus para a nova época. O treinador apostou ainda em Bas Dost – custou 10 milhões de euros aos cofres leoninos – e em Markovic, uma cara já sua conhecida quando era treinador encarnado, para reforçar o plantel. Ao todo foram 12 contratações para a equipa de Alvalade que viu também sair em sentido contrário Islam Slimani, para o Leicester City, e João Mário, para o Inter.

Por fim, mas não menos importante, temos também algumas chegadas mais a norte. Depois da troca de treinador, com Nuno Espírito Santo a substituir José Peseiro, ao FC Porto chegaram Alex Telles, Filipe, Depoitre, Boly e João Teixeira, além de Oliver e Diogo Jota (ambos de empréstimo) para reforçar a equipa dos dragões. Já no sentido contrário também de empréstimo, saíram Aboubakar, Martins Indi, Suk, Abdolaye, Josué, Sami, Reyes, Hernâni e Marega.

Além de tudo isto, também se deu o início de mais um campeonato português. A primeira jornada começou a 12 de Agosto, com os três grandes a vencerem os seus jogos, algo que não se manteve nas restantes jornadas ao longo do mês. Na segunda ronda, o Benfica empatou com o V. Setúbal (1-1), já FC Porto e Sporting venceram as suas partidas (Estoril e Paços de Ferreira, respectivamente), preparando-se assim para se defrontarem no último fim-de-semana de Agosto. Assim, terminamos o mês com um Clássico. Os leões receberam os dragões em casa e venceram, por 2-1, destacando-se assim na liderança do campeonato. Filipe ainda abriu o marcador para o FC Porto, mas Slimani e Gelson fizeram a reviravolta e deram a vitória aos leões, naquele que foi o último jogo do argelino com a camisola leonina.

Na Retina:

2 de Agosto – Sagné troca o Shalke 04 pelo Manchester City por 50 milhões de euros

3 de Agosto – Manchester City garantiu a contratação de Gabriel Jesus (Palmeiras) por 32 milhões de euros (o jogador mantem-se no Brasil). É a quinta maior transferência da história do futebol brasileiro

8 de Agosto – Jesé troca o Real Madrid pelo PSG por 25 milhões de euros

9 de Agosto – Pogba deixa a Juventus rumo ao Manchester United por 120 milhões de euros, tornando-se a transferência mais cara do futebol mundial

12 de Agosto – Início da Ligue 1 e da Liga NOS

13 de Agosto – Início da Premier League

19 de Agosto – Início da La Liga

20 de Agosto – Início da Serie A

25 de Agosto – Claudio Bravo oficializado no Manchester City. O guarda-redes deixa o Barcelona por 18 milhões de euros

26 de Agosto – Início da Bundesliga

30 de Agosto – Gabriel Barbosa transfere-se do Santos para o Inter por 29 milhões de euros

30 de Agosto – Mustafi troca o Valência pelo Arsenal por 41 milhões de euros

31 de Agosto – Balotelli troca o Liverpool pelo Nice a custo zero

31 de Agosto – Ivan Cavaleiro (Monaco) ruma o Wolves por 8 milhões de euros

31 de Agosto – David Luiz retorna ao Chelsea. O internacional brasileiro deixa o PSG a troco a 38,5 milhões de euros

 

Deixe uma resposta

Top