Estás aqui!
Home > Futebol Internacional > Opinião | Recordando uma Juventus não muito distante

Opinião | Recordando uma Juventus não muito distante

Depois do escândalo que foi o CalcioPoli, em 2006, o retorno da Juventus aos grandes palcos não se fez esperar, muito em função de uma fervorosa massa adepta e de jogadores com uma lealdade ímpar que se mantiveram no clube, nos seus tempos mais difíceis, não se importando de jogar na Serie B, algo que, no final de contas, até acabou por ser apenas uma temporada. Foram os casos de Gianluigi Buffon, Alessandro Del Piero ou Pavel Nedved, eles que foram, assim, fundamentais para que o reerguimento da Vecchia Signora não tardasse.

Pavel Nedved leva uma vida de Juventus – primeiro como jogador, depois como dirigente

Com efeito, apenas seis anos depois (digo apenas, porque considero este um intervalo de recuperação curto face à dimensão do sucedido), lá estava a Juventus a vencer de novo um scudetto. Com Antonio Conte ao comando, a Juventus foi tricampeã italiana – em 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014 –, regressando à ribalta europeia. Não obstante os sucessos internos, os Bianconeri manifestaram algumas dificuldades nas competições europeias, problema que foi prontamente ultrapassado com a chegada de Massimiliano Allegri, isto depois de Conte ter saído, no verão de 2014, para ir treinar uma seleção italiana perdida depois de um Mundial desastroso com Cesare Prandelli como selecionador.

Allegri tinha a árdua tarefa de fazer esquecer Conte. Não só o conseguiu, como suplantou o compatriota

Inicialmente, a eleição do até então treinador de um Milan entretanto a vaguear pelas ruas da amargura para suceder a um Conte vincitore foi muito contestada pela imprensa transalpina e pela massa adepta (eu mesmo devo confessar que fiz “cara feia” àquilo que me tinha parecido acabar de ser um enorme downgrade). No entanto, o recém-chegado técnico fez pela vida, como se diz na gíria, e transformou a Juventus numa das melhores equipas da Europa. Não será esta a opinião da maioria, mas eu acredito, inclusivamente, que, desde que Allegri assumiu as rédeas, a melhor Juventus foi mesmo a da primeira época – 2014/2015 – e é essa Juventus que me proponho a recordar neste artigo.

Allegri é o rosto de uma Juventus vencedora internamente e que voltou a ser respeitada internacionalmente

A Juventus de 2014/2015 era uma equipa estratosférica a todos os níveis. Em primeiro lugar, era, quiçá, inigualável a nível europeu no que se refere a experiência, que foi essencial na boa campanha europeia e na conquista da dobradinha internamente. Do mesmo modo, reunia um conjunto de individualidades como dificilmente voltará a reunir, o que se relaciona diretamente com a notável qualidade individual dos jogadores que se encontravam nas suas fileiras. Para além disso, tinha um coletivo extraordinário. Efetivamente, a maturação da equipa atingiu o pico, com jogadores que já jogavam há vários anos a entenderem-se, a nível de movimentos, de olhos fechados. A esse coletivo extraordinário e ao grande entrosamento entre os seus vários elementos associava-se a assinalável maleabilidade tática – a qual ainda é uma das suas imagens de marca, na atualidade –, que tornava os futuros tetracampeões italianos num conjunto imprevisível. Por fim, a profundidade do plantel era outro fator que presidia às boas performances e à solidez mantida pelo coletivo ao longo de toda a temporada.

À data de 2014/2015, a Juventus era, discutivelmente, a segunda melhor equipa do mundo, apenas superada pelo Barcelona

Passando ao plantel propriamente dito, surgia Buffon na baliza (que ainda por lá continua, qual lenda) e Storari como principal alternativa (talvez esta não fosse a posição mais bem servida em termos de suplentes). No eixo da defesa, Chiellini e Bonucci eram titulares indiscutíveis, sendo de se salientar o facto de Allegri até se poder dar ao luxo de deixar no banco Barzagli (!) ou o próprio Ogbonna. No flanco direito da defesa, um Stephan Lichtsteiner em grande forma era praticamente intransponível (creio que, na altura, era o segundo melhor lateral direito da Europa, apenas superado por Dani Alves, então jogador do Barcelona), denotando-se ainda a garantia que Cáceres representava (nessa época – por sinal, a sua última –, até jogou mais vezes a defesa central), ele que marcou, a título de curiosidade, um golo decisivo para o desfecho do campeonato em Nápoles, na vitória dos Bianconeri por 3-1. Já no flanco esquerdo da defesa, o experimentadíssimo Patrice Evra nunca comprometia, defendendo com segurança e envolvendo-se de forma muito interessante no ataque. O seu substituto era o abnegado Kwadwo Asamoah (que hoje, curiosamente, continua com o mesmo papel), atleta que, na maioria das equipas da Europa, seria titular de caras.

Buffon, Chiellini e Bonucci – os esteios da defesa Bianconera em 2014/2015

Passando agora para o meio-campo, Andrea Pirlo era o main-man, o homem que acendia as luzes do jogo Juventino. Aos 35 anos, jogou ainda a bom nível – pese embora o facto de esta ter sido, a nível individual, a sua época menos brilhante ao serviço da Vecchia Signora –, construindo a partir de trás jogadas mortíferas para a defesa adversária. Foi absolutamente decisivo para a estabilidade emocional da equipa ao longo de uma época de grandes conquistas enquanto campeão do mundo e campeão europeu por mais de uma vez (ao serviço do Milan). Na posição 6, o backup de Pirlo era Marchisio, Il Principino, jogador de combate, completíssimo, sempre muito fiável. Ao lado de Pirlo, jogavam Vidal e Pogba (que luxo!), jogadores que, para além de fornecerem proteção defensiva ao lendário médio italiano, permitindo-lhe distribuir o jogo, eram ainda temíveis no ataque, destacando-se pela resiliência e espírito de combate e pela técnica e pelo estrondoso remate de longa distância, respetivamente. Para além dos jogadores já referidos, havia ainda Sturaro e Pereyra – este último um jogador especialmente interessante, pelo que tive pena que não continuasse a crescer na Juventus – dois médios que, sempre que entravam em campo (geralmente, a meio da partida) correspondiam, quase sempre positivamente.

Arturo Vidal e Andrea Pirlo, dois dos principais rostos de uma Juventus absolutamente brilhante

Para terminar, o ataque era temível. O indiscutível Apache Carlitos Tévez fazia dupla, durante a maior parte do tempo, com um então entusiasmante jovem talento chamado Álvaro Morata e o suplente Fernando Llorente era garantia de golos quando entrava. Os avançados Bianconeri eram de tal nível que os responsáveis do clube se puderam dar ao luxo de deixar a formiga atómica, Sebastian Giovinco, sair para o Toronto, da Major League Soccer, no mercado de janeiro!

Carlitos Tévez e Morata. Uma dupla temível

A nível de resultados propriamente ditos, a Juventus conseguiu, como referido, a dobradinha (Serie A e Coppa Italia) e realizou uma grande campanha na Liga dos Campeões, onde só foi parada, na final de Berlim, por um Barcelona galáctico, deixando pelo caminho adversários como Real Madrid, Borussia Dortmund ou Monaco. Recordo com saudades aquela equipa, muito graças às suas míticas individualidades e ao meu ídolo neste desporto, Andrea Pirlo, que me fez ver o futebol de uma outra forma. Espero tê-la relembrado dignamente.

Signore e Signori, che squadra questa!

Gonçalo Ferreira da Silva
Como grande amante do futebol italiano que sou, estou a cargo da sua análise, reflexão e explicação no dabancada.com. Não abdico, contudo, de umas pinceladas pelo resto da Europa e pelos temas que maior interesse suscitam neste mundo que é o futebol.

37 thoughts on “Opinião | Recordando uma Juventus não muito distante

  1. I hae been eхploring for a bit for any high quality articles or weblog posts
    in this kind of aгea . Ꭼxplorinhg in Yahoo I eventually stumbled uрon this site.
    Reading this inf᧐ So i am glаd to express thaat I have an incredibly excelⅼent uncanny feeling I cane upon juust
    what I needed. I most indisputably will make sure to don?t forget
    this website and provides it a gⅼance regularlʏ. http://dqhty.com/comment/html/?98040.html

  2. Ꮇay I simply saү what a rеlief to find a person that truly knows what they агee discusseing over the internet.
    You definitelу realіze howw to brihg a problem to light aand make it
    important. More and more people have to reаd this and understand tһis siⅾe
    of your story. It’s suгprising you aren’t more popսlar beⅽause you definitely possess the gift. http://support.shuuka.com/index.php/1035426-judi-bola-terpercaya-bossjudi88-terbaru/0

  3. Because the identify of our website, our basic service is the announcement, itemizing and promotion of ICO Tasks.
    Our group will assist you to decide their best value, as well as
    the initial launch amount to reach what you are promoting objectives.

    I’ve to say I’m not a giant fan of ICO sites that let any Tom, Dick
    or Harry just launch a brand new token as a result of it sounds enjoyable
    and we’d make some money when folks purchase it. 13
    months after that post, there are elementary shifts
    available in the market, which highlight the position of Bitcoin in internationalization and offshore asset protection. The CanYaCoin is
    an ERC-20 token and can be distributed after the ICO.

    Along with are the primary of a brand new technology of Token launch companies that place regulation on the heart of what they
    do, and the place the investor is king. View a comprehensive checklist of
    active and upcoming ICOs at ICO Alert maintains the
    one full calendar of all energetic and upcoming Preliminary Coin Offerings (ICOs), token gross sales, and crowdsales.
    Krohn Media ICO advisory places collectively specialist FinTech
    Lawyers, technologists, corporate structuring specialists and tax advisors to offer its
    clients with a bespoke and full service.

    Preliminary Coin Choices or briefly ICO’s are rapidly changing into an necessary means for blockchain primarily
    based companies and organizations to boost
    funds for initiatives by way of token crowdsale. Organizations utilizing TokenLot’s listing
    service are liable for inputting all relevant details about their company, together with, but not restricted
    to, pricing, descriptions of the product, dates of the crowdfunding process,
    and links to relevant material. Folks having to search for your token metrics on Google or
    Reddit might lose their endurance and move on to researching different ICOs
    that have their documentation clearly outlined.

    This contains, but is just not restricted to: technical points surrounding the respective ICO token pockets,
    customer negligence in maintaining pockets funds, theft of funds from pockets, or loss of non-public
    keys related to pockets. Strategic Coin positions each utility token launch to attract involved
    parties to achieve the very best degree of success.

    Because of this, and with a pervasive ‘gold rush’ notion that point is of the essence earlier than financial reality finally triumphs and permits for more sensible
    value determinations and choices, there was a rush of companies and individuals providing ICO
    services to companies.

    The creation of digital forex is the most important part of any
    ITO (Preliminary Token Offering) process an investor needs to drift.

    Prolitus has proved its excellence in Net Improvement services, and with our
    extensive research and information of ICOs, we are able to design eye-catching pre-ICO landing pages which will certainly
    impress your traders and pursue them additional to spend money on your tokens.
    Guaranteeing executives understand their stakeholders, Digital X
    will organise and work carefully with management
    issuing initial coin offering and touring around the
    nation to provide shows to analysts, fund managers and potential buyers.

    We also present turnkey options that may have you able
    to launch your ICO within few weeks. Escrow services to ICOs with a need to have the capital stored by a
    good group and distributed upon meeting certain goals.
    Similar to IPOs, a stake of the issuers agency or company is
    sold to lift funds for its enterprise operations during the ICO campaign. Based on market analysis, the average ICO spent between $one hundred,000 to $500,000 in digital marketing for their
    token sale. Because the new blockchain is purpose constructed,
    the tokens can be utilized in more novel methods.

    As defined previously, ‘tokens’ are initially an investor’s
    stake within the venture. While the term ‘Preliminary Coin Providing’ could point out
    a prevalence of coin buying and selling, it is really tokens
    which can be purchased, valued, utilised, and traded.
    Bancor raised an astonishing 153 million USD b promoting digital cash for three hours making bancor the biggest token sale ever.
    All profitable ICO’s are lively and fascinating throughout multiple social
    media platforms, producing further on-line publicity,
    while connecting more effectively with their viewers than less profitable, and
    fewer clear, ICO brands.

    Unless agreed upon in any other case previous to
    itemizing on TokenLot, TokenLot bears no duty for any events
    that happen in reference to a corporation’s crowdfunding process, including, however
    not limited to, lack of funds, theft, fraud, technical points with
    the tokens, or the dissolution of the respective organization. We
    now have built a decentralized service infrastructure for big ICO ventures which include good contracts
    exchanges common audits. Our token advisory team can guide you thru the method
    from the initial concept to the token subject and token release.

    These autonomous programs remove the potential for corruption, eradicate
    the usage of arbitration, and guarantee tokens or refunds are correctly distributed on the finish of the ICO.
    TokenLot is not liable for any errors made by organizations listing their
    companies on TokenLot that result in loss of funds or any sort of legal actions.
    Under this memorandum, Deloitte’s consultants, who possess extensive legal and tax expertise in implementing know-how projects, will
    present the required consulting and methodology assistance to businesses and government our bodies alike.

Deixe uma resposta

Top