JOVANE CABRAL, A NOVA ESTRELA DE ALVALADE

JOVANE CABRAL, A NOVA ESTRELA DE ALVALADE

24 Agosto, 2018 Não Por Simão Mata

Jovane Cabral é a mais recente estrela da constelação leonina para 2018-2019. Depois de Gelson Martins, Luís Figo e outros nomes que marcaram o lado direito do ataque leonino, eis que surge mais um jogador que atua preferencialmente nessa posição e que poderá ser muito capaz de se projetar a nível internacional. Escrevi já sobre esta pérola cabo-verdiana num artigo na ProScout onde dizia que: “É um diamante em estado bruto que só a experiência e a maturidade refinará.” (texto que pode ser consultado em: http://www.proscout.pt/jovane-cabral/ ).

Jovane é, sobretudo, um rapaz bastante humilde, que não esquece o seu clube de coração e formação. Disse-o na zona mista após o jogo frente ao Moreirense na primeira jornada da Liga NOS: “Os jogadores têm-se apoiado muito e estamos mais unidos que nunca. Jamais rescindiria. O Sporting é o meu clube do coração e só tenho de agradecer” (site da Rádio Renascença, 13 de agosto de 2018, http://rr.sapo.pt/noticia/121448/jovane-cabral-jamais-rescindiria-o-sporting-e-meu-clube-do-coracao).

Estas declarações esbarram com as birrinhas e amuanços de alguns jogadores do Sporting (indo direto ao assunto, Matheus Pereira). O brasileiro que regressou a Alvalade após o empréstimo da época transata ao Desportivo de Chaves pensava que era chegar e calçar na equipa dos Leões. Mas não! No Sporting, como em qualquer “grande” do futebol português, a cultura de exigência não permite tais devaneios. Cabral, e muito bem, aproveita a imaturidade de Matheus Pereira levando-o a trabalhar arduamente nos treinos. O jogador apresenta já a mentalidade de um atleta maduro e consciente do que é estar num grande do Futebol Português.

Do ponto de vista do jogo dentro das quatro linhas, trata-se de um extremo bastante veloz e dotado no plano técnico-tático. Tem sido lançado por José Peseiro no decurso das segundas partes esta temporada e o jovem leão tem correspondido com raça, devoção, dedicação e glória. A ver vamos se Jovane Cabral faz das suas no próximo jogo frente ao Benfica. Jogará de início ou será a “arma secreta” de Peseiro, guardadinha no banco, para entrar a meio/final do jogo e resolver a partida a favor dos Leões? Mas terá que ter em atenção o facto de que, pela frente, terá Alex Grimaldo, um dos melhores, se não mesmo o melhor, lateral esquerdo a atuar na Liga Portuguesa.