Andorra 0x2 Portugal: Já só falta a Suiça (CRÓNICA COM VÍDEOS)

Andorra 0x2 Portugal: Já só falta a Suiça (CRÓNICA COM VÍDEOS)

7 Outubro, 2017 Não Por Joana Quintas

Portugal deu mais um passo rumo ao objetivo da qualificação para o Mundial da Rússia. A primeira das duas finais por jogar foi ganha, esta noite frente a Andorra, por duas bolas a zero. Apesar da superioridade demonstrada em campo, e que já era previsível à entrada para a partida, o resultado acabou por ser escasso, mas suficiente para deixar para terça feira, frente à Suiça, a decisão da qualificação.

A superioridade que se esperava que Portugal demonstrasse no jogo foi visível ao longo de toda a primeira parte, assim como a vontade de chegar ao golo. Conscientes que a vitória era o único resultado que importava para as ambições da equipa, os jogadores, ainda a tentarem adaptar-se ao relvado sintético, instalaram-se no meio campo da equipa da casa.  Com Rui Patrício a ser mero espectador da partida, as oportunidades iam-se sucedendo para a seleção das quinas. O primeiro grande momento de perigo acabou por acontecer perto da meia hora de jogo, por intermédio de Ricardo Quaresma. À passagem dos 35 minutos, foi a vez do ponta de lança de serviço, André Silva, ameaçar as redes de Josep Gómes, rematando por cima. Ainda antes do intervalo foi a vez de Pepe tentar desbloquear o marcador, mas sem sucesso.

O intervalo trouxe ao jogo Cristiano Ronaldo. Poupado do onze inicial por receio de ver o amarelo que o deixaria de fora do jogo com a Suiça, chegou, viu e marcou! Aos 63 minutos, após cruzamento de João Mário, Ronaldo domina de frente para a baliza e faz o 0x1.

Com a partida desbloqueada e sem a Andorra a criar qualquer situação de perigo que importunasse Rui Patrício, Portugal manteve-se no controlo do jogo. O dois a zero acabou por chegar com naturalidade, por intermédio de André Silva. Após passe de cabeça de Danilo, o internacional português apenas teve de encostar. Aos 86 minutos estava assegurada a conquista dos três pontos.

Terça feira marca o regresso da seleção à competição, com o último jogo da fase de qualificação. Portugal defronta a Suiça, no Estádio da Luz, no jogo do tudo ou nada: a vitória garante aos portugueses o acesso direto ao Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.