A felicidade de Klopp e o futebol do Liverpool

A felicidade de Klopp e o futebol do Liverpool

14 Agosto, 2018 Não Por Decio Andrade

Jurgen Klopp, treinador do Liverpool que levou a equipa inglesa a uma final da Liga dos Campeões após tantos anos, deu uma entrevista exclusiva ao France Football. Num dos excertos que encontrei da entrevista chamou-me à atenção um, no qual o técnico alemão responde a uma questão sobre a filosofia do jogo.

“Já faz 18 anos desde que sou treinador, e nunca pensei sobre essa questão. Eu não sei o que ela (filosofia) quer dizer. Eu gosto do jogo, simplesmente. Eu expludo 95% do meu tempo. (…) A diversão é o aspeto mais importante num jogo de futebol. O mundo é muito sério, muitos problemas para, além disso, estamos a tornar o futebol entediante. (…) eu quero ver os meus jogadores a divertirem-se e a surpreenderem-me”

Jurgen Klopp à France Football

Num breve olhar sobre o jogo do Liverpool frente ao West Ham, a contar para a primeira jornada da Premier League conseguimos perceber que a equipa do Liverpool pratica o futebol que Jurgen Klopp pretende, aquele modelo em que o futebol não é entediante, é diversão, que nos faz gostar do jogo. Futebol de ataque constante.

No primeiro golo aquando de uma transição ofensiva do Liverpool, onde no cruzamento o Liverpool já tinha cinco jogadores dentro de área para poder encostar para o golo, para além de Milner que estava pronto para a sobra. No segundo golo, em organização ofensiva, o Liverpool tinha também quatro homens na área para finalizar, mais quatro fora da mesma para a sobra. E na terceiro golo vemos Firmino a se divertir com bola e a surpreender, como gosta Jurgen Klopp.

É este o futebol que apaixona, o futebol de ataque, a diversão pelos ataques constantes, a chegada a área rápida, as aclarações constantes mesmo perante inferioridade numérica e a surpresa causada pelos melhores intervenientes desta equipa, com jogadas maravilhosas. É este o modelo de Jurgen Klopp. Sem ser o mais pensado ou o mais elaborado, é este o futebol que nos faz gostar deste deporto.